Skip to main content

Saúde Intestinal e alimentos ricos em FODMAPS!

Você sofre seguidamente com problemas como gases, dor abdominal, estufamento, constipação, diarreia e distensão abdominal ??? Isso pode ocorrer devido a má absorção de FODMAPs, que são uma família de carboidratos, monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis que podem causar problemas digestivos para ALGUMAS pessoas.

Encontram – se em alimentos como cereais, bolachas e pães;

• Frutas como maçã, pera, manga e melancia;
•Leguminosas como feijão, lentilhas, grãos e ervilha;
• Leite e derivados como queijo e iogurte;
• Polióis que são encontrados em adoçantes como sorbitol, manitol e xilitol, bastante presentes na goma de mascar sem açúcar.
• Oleaginosas como castanha de caju, do pará e nozes Por isso, a dieta FODMAPs trata-se de REDUZIR e obter controle sobre a ingestão desses alimentos e evitar fermentação na flora intestinal. Ao contrário das alergias alimentares, você não precisa eliminar completamente os FODMAPs de sua dieta. De fato, eles são benéficos para a saúde intestinal. Portanto, é recomendável incluí-los em sua dieta – até sua tolerância pessoal. O plano alimentar funciona pelo tempo de 6 a 8 semanas. Após o período de exclusão, é indicado reintroduzir os alimentos ricos em FODMAPs para avaliar o grau de tolerância alimentar de cada um. A reintrodução deve ser feita em porções pequenas e de maneira isolada, para poder identificar os alimentos causadores dos sintomas e, assim, retirá-los por definitivo do cardápio. Procure a orientação de um nutricionista para adaptar a sua dieta e fazer um acompanhamento para identificar os alimentos que estão causando os sintomas acima citados.

Nutricionista Mary Wovst – CRN Agende sua consulta!