Skip to main content

É possível emagrecer e hipertrofiar ao mesmo tempo?

Hoje vou falar um pouco sobre esse assunto tão polêmico: Será que é possível emagrecer e hipertrofiar com qualidade ao mesmo tempo?

Antes de dizer a resposta, eu vou explicar brevemente como funciona o processo de emagrecimento e de hipertrofia, para que vocês possam também tirar suas próprias conclusões.

O processo de emagrecimento se dá através de déficit calórico, ou seja, precisamos gastar mais energizado que consumimos. Então é importante termos um treinamento que nos faça gastar energia, assim como uma dieta que não reponha toda essa energia, para que nosso corpo possa buscar energia nas nossas fontes de gordura, proporcionando o emagrecimento.

O processo de hipertrofia se dá através de superávit calórico, ou seja, precisamos gastar menos energizado que consumimos. Então é importante termos um treinamento que nos faça gastar energia, assim como uma dieta que reponha toda essa energia e um pouco a mais, para que posso corpo utilize essa energia para construir massa muscular, proporcionando a hipertrofia.

Com base nessas duas informações, já conseguimos concluir que não é possível emagrecer (perder gordura), e hipertrofiar (ganhar massa muscular) ao mesmo tempo.

Muitos profissionais, e consequentemente pessoas leigas, acreditam nisso, pois ao realizar a reavaliação do paciente, não interpretam de forma mais crítica. Quando hipertrofiamos, a dobra cutânea pode diminuirem relação à primeira avaliação, pois com o perímetro da musculatura aumentando, a área aumentada, essa dobra será menor, pois estará mais distribuída nesse perímetro. Uma área muscular maior permitirá uma redistribuição da gordura, sem, necessariamente, a diminuição da gordura.

Portanto, não temos como perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, pois são distintosos dois processos, podendo, então, ocorrer um equívoco de interpretação nos resultados da avaliação física.

Agente sua consultoria de treino, faça uma avaliação física e conquiste resultados extraordinários.

Leave a Reply