Skip to main content

Nossa genética não define nosso destino.

 “Tenho diabetes/estou acima do peso, e todos na minha família estão nessa situação. Minha genética é essa, não tenho o que fazer.” Você já deve ter ouvido esse tipo de afirmação de muitas pessoas ao seu redor ou inclusive você mesmo já sentenciou seu destino com essa ideia em mente.

Pois tenho uma notícia boa e uma ruim para lhe dar: A ruim é que se você tem algum problema de saúde, isso provavelmente se deve às suas escolhas e ao seu estilo de vida e não à sua genética. A boa noticia é que você tem um poder enorme sobre isso e pode mudar seu destino, independentemente da genética!

Hoje se sabe que a genética é responsável por apenas 20% das doenças. Não é nossa genética que define nosso destino, é nossa EPIGENÉTICA. Epigenética é a forma como nós ativamos ou silenciamos a expressão de nossos genes através da alimentação e dos hábitos de vida.

É claro que predisposição genética existe e em alguns casos pode influenciar fortemente na nossa saúde, mas isso é uma exceção!Todos na sua família tem diabetes? Infartaram ou estão acima do peso? O que os levou a esse quadro foi um estilo de vida desregrado que aumentou a expressão dos genes responsáveis por essas patologias. Experimente ter uma alimentação livre de açúcar e álcool, sem abusar dos carboidratos e praticar atividade física regularmente.

Você não irá seguir o mesmo caminho de seus familiares, lhes garanto isso!

Entenda que você é capaz de mudar seu destino desde que assuma a responsabilidade dos seus atos!

Dr. Guilherme Merlo – CRMRS 38711

Agende sua consulta!