O que é ayurveda?
Ayurveda é um sistema de medicina científico, baseado em diretrizes clínicas, expresso em textos antigos, que passaram por constante revisão de pares, atualizado, ao longo do tempo, na forma de Samhitas eNighantus.
Brhat Tray é considerada como a trindade maior. Dentro dela existem 3 grandes livros que oferecem definições distintas. Caraka samhita ofere uma resposta sintética.
Sushruta Samhita oferece uma resposta um pouco diferente. E o Ashtanga Hrdaya pega os dois primeiro se traz uma nova resposta ou síntese.
Caraka define vida como sharira indriya satva atma samyoga.
Sharira = Corpo
Indryia = sentidos
Sattva = mente
Atma = aquele é
Ayu é vida (ser humano). Veda é entendimento/conhecimento. R é só consoante de ligação.
Ciência é a capacidade de observar a natureza, formular hipóteses, e testar se essas hipóteses são válidas ou não.
Diretrizes clínicas – samhitas. Textos de diretrizes clínicas baseadas em evidências, passadas de geração para geração. E que foram constantemente atualizados.
Por exemplo, o charaka samhita é o texto mais antigo que se tem notícia, foi elaborado há 2000 anos e era chamado de Agnivesha Tantra, e somente em 300-400 antes de Cristo passou a ser chamado de Charaka. Em 600 depois de Cristo ele teve nova reedição por um autor que chamava Drdhbala.
É uma ciência muito antiga, mas longe de ser estática, pois foi constantemente atualizada. Ao longo dosanos, a cada 200 anos mais ou menos, um médico famoso faz comentários ao caraka:
Séculos – Nomes dos livros
(IV- Battara Harischandra)
VI – Swami Kumara (Caraka Panjika)
VI/IX – Jejjata (Nirantarapta Vyakhya)
XI – Chakrapana Datta (Ayurveda Dipika)
XV – Silvanas Sem (Tata Dipika)
XIX – Gangadhara Rai (Jalpakalpa Taru)
XX – Yogendranath Sem (Carakopaskara)
XX – Jotish Chandra Saraswati (Charaka Pradipika)
4000 anos atrás – Caraka samhita é o livro de medicina geral ou medicina interna (kayachikitsa). A medicina ocidental bebeu dessa fonte e quase tudo que se tem notícia veio desse livro.
2000 anos atrás – Sushruta samhita – é especializado no ramo chamado de shalya chikitsa – ramo da cirurgia. Mas não é só sobre isso, sendo bem importante para o panchakarma e outras modalidades ayurvedicas.
Ashtanga Hrdayam – livro por excelência, pois é muito mais fácil de percepção (feito em poesia), e funciona como uma compilação de todos os outros.
Nighantus – outros tipos de tipos de obras que vem mostrar como as drogas/ervas/procedimentos e formulações mudaram ao longo do tempo.
Essa parte da Ayurveda nos ajuda a entender como objetos e nutrientes e como esses nutrientes impactam na saúde e vida humana. Nutrição moderna seria um nighantu da ayurveda.
Algumas perguntas:
Com a ayurveda vou parar de tomar remédio?
A medicina ocidental é excelente na traumatologia. A ayurveda também tem, inclusive cirurgia, pois há hospitais ayurvédicos na Índia. Mas aqui focaremos na implementação e na qualidade de vida. Remédio e indicações vamos deixar para os médicos, ok?
Problemas de morbidade e de estilo de vida (doenças crônicas, neurológicas, autoimunes, diabetes, doenças dos excessos) a ayurveda trata com primor.
Existe algo na ciência ocidental que trate dos doshas? Não, esse é um assunto estritamente ayurvédico. Porém, somente para ilustrar os Doshas, podemos até fazer uma analogia à divisão de William Herbert Sheldon, que dividiu a estrutura dos corpos em: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.
Qual é o Primeiro passo para tratamento?
Entender quais são os sintomas da nossa digestão (agni). Sua digestão fala muito sobre como anda sua saúde.
Dosha é a nossa real natureza, mas primeiro tratar o desequilíbrio, pois às vezes nem conhecemos nossa real natureza. Alguma doença pode ser tratada somente com ayurveda?
Nada que tu faz todo dia é ayurvédico. Como tava o dia ontem? Qual exercício você fez ontem?
Entendimento de que todos os problemas são individuais.
Doença que não tem cura. Na ayurveda ela é considerada administrável. Doença é uma palavra “dukha” que significa sofrimento.
Maior dificuldade não é pariksha (diagnostico), nem tikiksa (tratamento), é a pessoa mudar.
Existe algo que pode ser implementado de imediato na ayurveda?
Existem 4 pilares da saúde. (3 – trayopastambha)
Ahara – Alimentação.
Brahmacharya – (comportamento, divindade, vira moral e ética, respeito a si mesmo e aos outros, bom convívio social)
Movimento inteligente. Não faz sentido pra ti a musculação? Faz outra atividade. Nidra – Sono. Nidra. Qualidade. Rotina noturna adequada. Higiene do sono (caraks – tb ao acordar) Olhar para você (1 hr antes de dormir e acordar). Stress é bom, problema é como lidamos com ele.
Silêncio. Aceitar tudo que é, vazio interno. Meditação guiada por app. Higiene mental. Conexão com o seu interior.
Ayurveda. Preciso parar de comer carne?
Questão cultural em razão da Índia ser majoritariamente hindu, porém nos 3 livros sagrados existem diversas recomendações de alimentação com carne das mais variadas espécies.
Funções observacionais e descritivas de todas as situações. Desde carne de vaca até sêmen de crocodilo.
Respeito e amor com outros indivíduos e seres é um dos pilares da saúde. Entender a maneira como era produzida as carnes.
Para a ayurveda o indivíduo precisa ser vegetariano? E o leite?
Carnes deveriam ser de caça em sua maioria. Frango é domesticado e ciscador de alimentos que cata do chão. Improprio pra consumo.
Vaca deveria ruminar e pastar livremente. Alimentada de ração. Improprio para consumo. Não eh contra o consumo, mas a qualidade é uma preocupação.
E a b12?
B12 – não é exclusivo dos veganos. Não é produzida pelo bicho, mas por bactéria. Não é o ideal, mas é a resposta para nosso ritmo de vida. Temos que medir a dosagem regularmente e, se for o caso, suplementar. Não há mistério aqui.
Nutricionista Gustavo Licht – CRN 9936p